segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma escultura da Asuka parte2 - Work in progress


Aqui estamos de volta para a segunda parte do meu "diário" da criação da escultura da Asuka. E, na pressa de postar o anterior, esqueci de algo fundamental: o desenho que serviu de inspiração da escultura! Bem, aí está ele, e um detalhe, esta ilustração é na verdade a primeira página do Correio da Asuka,  a nova seção que vai estrear na revista Lunchtime nº3. Já falei um pouquinho a respeito, quem quiser mais detalhes pode clicar aqui: [link]






Voltando a nossa escultura, na primeira parte eu falei de um "tecido" feito de tela plástica e papel alumínio. Bem, aí está ele, com uma base cinza (primer), e já parcialmente coberto por uma fina camada de DAS. No  lado de "dentro" (foto direita) dá pra ver a textura da tela. Enquanto o DAS está mole, o conjunto é muito maleável e fácil de trabalhar, e quando a massa endurece, o conjunto fica muito rígido e resistente, basta lixar e fica perfeito!





Aqui a "sobresaia" já aplicado na escultura. Eu tive que pintar tudo abaixo desta parte antes de fixá-la, e coloquei papeis protetores para não estragar a base nem o o acabamento que já fiz na saia e pernas/botas. Também comecei a modelar o cinto, que ficaria por cima da sobresaia. 


                           
                                                            
Nesta foto, as duas "fitas" de couro que saem das laterais da fivela do cinto. O material é o mesmo da sobresaia, sendo que eu modelei as pequenas fivelas com arame bem fino, dobrado e colado com cianocrilato (super bonder). O conjunto fica relativamente resistente, mas como pode ser incorporado quase que a qualquer momento, deixei para fixá-los no final, evitando qualquer risco de quebra.




Com o cinto modelado, era hora de finalmente posicionar o braço esquerdo, modelando a mão da personagem e colocando-a na posição. Isso envolveu mais engenharia que escultura, para compensar a torção do braço de arame, bastante resistente, e fazer os dedos tocarem a cintura. Dá pra ver a "tipóia" de fita adesiva, usar algo mais forte poderia afetar os detalhes já aplicados no tronco. Então, passei para a mão dela, e quem desenha sabe que as mãos são uma as partes mais difíceis de se reproduzir. E em escultura é igualzinho, deu uma baita dor de cabeça modelar os dedinhos, mesmo usando o arame como guia.




Enfim, hora de completar o braço esquerdo, incluindo o ombro e também os detalhes das alças do vestido. O pescoço só vai ser melhor detalhado quando o trabalho na cabeça da personagem estiver mais adiantado.



E lá vamos para a mão esquerda. O acabamento é bem complicado, por causa da escala diminuta.

Por enquanto é isso, pessoal, assim que eu avançar mais um pouco eu posto aqui!









Nenhum comentário:

Postar um comentário