segunda-feira, 28 de maio de 2012

Uma escultura da Asuka parte3 - Work in progress


E chegamos a terceira parte do diário de produção da estátua da Asuka. Desta vez eu demorei um pouco para postar, e, como vocês estão vendo na imagem acima, as coisas já estão bem adiantadas! A seguir eu mostro as etapas que eu segui até chegar ao ponto atual. Acredito que na próxima parte a Asuka já vai estar completa!



O cabelo começou a ser feito com um suporte em arame, assumindo um formato parecido com uma folha. A ideia é deixar o formato meio torcido, para simular o balanço do cabelo, no final. O arame foi coberto com a mesma tela plástica que usei na sobresaia, virando um suporte firme para receber a massa DAS. Ao contrário do tecido, o cabelo possui um volume bem maior, tridimensional, e então a aplicação da massa seria em ambos os lados do suporte. 



A  massa foi aplicada "mecha a mecha", como um cabelo real, usando tiras finas de massa, afinadas nas pontas, e seguindo a linha do balanço do cabelo. Foi uma etapa surpreendentemente tranquila, muito mais simples de fazer do que parecia a princípio. Só era necessário conferir constantemente o tamanho do cabelo, para bater com o visual da personagem. 




Com a parte posterior do cabelo pronta, hora de colocar a característica franjinha na parte da frente, e essa deu um pouco de trabalho, pois por causa da escala não seria viável usar um suporte. Já está começando a parecer com a vampira!




E ai está, cabelo completo! Ainda faltam alguns detalhes menores, mas chegou a hora da pintura. Mais uma vez, a ordem das etapas é importante.




Para começar, uma base com tinta acrílica branca, para deixar as cores mais vivas e a superfície da massa mais lisa. A primeira cor é da pele, em acrílico fosco. 





E então, apareceu um problema, as tiras de couro que saem da sobresaia que eu fiz originalmente estavam quebradiços, a massa não funcionou bem com eles. Eu tentei usar arame como reforço para mantê-los rígidos, mas isso os deixou muito grosseiros. Minha alternativa foi mudar de estratégia, e procurei um material que permaneceria flexível, sem que fosse mole demais ou que se quebrasse com o movimento, e optei por usar tiras bem finas de acetato, dobrando-as ao meio e usando a dobra para laçar as alças feitas de arame.Então foi só aplicar a base (primer) e pintar com tinta acrílica preta. O acetado dobrado ao meio fica bem resistente, e mesmo assim pode ser dobrado um pouco sem nenhum problema.




Depois disso, chegou a hora de aplicar as tiras nas laterais da fivela, que será colocada posteriormente. Prossegui então com o trabalho de pintura, detalhando as áreas mais claras.Para ajudar na diferenciação de cada "tecido", estou variando entre tintas brilhantes e foscas.





E aqui, aonde o projeto está, atualmente. Já comecei a pintar o cabelo, com uma mistura de tinta brilhante e fosca, para obter um aspecto mais acetinado. Já dá pra ter uma ideia de como o resultado final vai ficar. 

É isso, pessoal, como eu disse na próxima eu já devo ter ela finalizada, incluindo a base, que também vai receber decoração. Até breve! 

2 comentários:

  1. você é um artista, a arte está dentro de você. Parabéns meu irmão.

    ResponderExcluir