terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Anime Family 2013 - Vejam como foi



Como acontece todo ano, dezembro é época da edição principal do Anime Family, mais que tradicional no cenário carioca dos eventos, e neste ano, a participação do Zine Expo no Anime Family foi uma das mais legais que já tivemos. 

Acontecendo no último dia 07 e 08 de dezembro , no mesmo lugar do ano passado, o Colégio Nossa Senhora da Piedade, Av. Amaro Cavalcanti, 2591, Piedade, e não houve grande mudança em termos de estrutura. Conforme explico mais a frente, esta falta de grandes novidades pode acabar prejudicando o evento a médio prazo.

A principal atração desta edição foi a presença de Takumi Tsutsui, o ninja protagonista da clássica série de tokusatsu Jiraya, que fez um sucesso tremendo no Brasil na década de 1990, na falecida TV Manchete. E a presença dele foi mesmo disputada, pois no segundo dia, quando ele estava presente, o evento realmente lotou. Houve um reflexo direto na nossa sala, onde organizamos o nosso concurso de fanarts, pois no primeiro dia não tivemos participantes, algo que nunca aconteceu desde que começamos com o concurso. Em compensação, no segundo dia a participação foi tão grande, que tivemos que recorrer a nossos amigos da sala do OBERG, pois ficamos sem mesas para tantos desenhistas interessados em participar! E o nível de qualidade dos desenhos foi muito alto, foi um dos mais disputados que já tivemos.

Foi muito legal, mas ao mesmo tempo foi um sinal que os eventos do Rio de Janeiro precisam se reinventar, para aumentar o interesse do público. Não é uma questão especifica do Anime Family, mas dos eventos em geral. O público existe sim, está interessado, e responde positivamente as novidades, mas não pode se calcar tudo numa única atração, sob o risco de virar tudo um "mais do mesmo". É evidente que isso não é uma crítica vazia a quem organiza os eventos, pelo contrário, somos parte disso e também tentamos nos renovar como atração, aliás estamos planejando novidades nas nossas próximas participações. A maior prova disso, que vimos este ano, foi o Anime Friends, que depois de uma edição muito deficiente em 2012 ( veja a história aqui), se renovou e este ano recuperou seu brilho original e voltou a merecer ser considerado o maior evento multitemático do Brasil. Acredito que chegou a hora de seguir este exemplo e dar um passo adiante também aqui no Rio.


Um agradecimento especial ao pessoal da Reboot TV, que fez uma entrevista com a gente! Conheçam o trabalho deles clicando aqui.


A vencedora do primeiro lugar no concurso de fanarts, Nathalia Aguiar.

2º-Lucas Tadeu       3º - Gabriel Sales

4º- Elisabete Machado       5º- Dariel Goncalves






































 





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário