terça-feira, 23 de julho de 2013

Anime Friends 2013 - Vejam como foi!



Desde que eu cheguei, na manhã do dia 20/08, no último final de semana, nas imediações do Campo de Marte, em São Paulo, uma frase vem martelando na minha cabeça. Sabia que ela voltaria agora, quando escrevo a matéria sobre mais uma edição do Anime Friends. Queria evitar algo tão batido, mas simplesmente não consegui pensar numa maneira melhor de definir a sensação que tive....

Mudou da água pro vinho!

Antes de mais nada, é bom explicar que o evento do ano passado não teve um desempenho muito bom (vejam aqui o meu relato do ano passado). Sendo muito sincero, eu cheguei a temer que o evento acabasse deixando de existir, pela falta de interesse do público. Explicando melhor, se você não oferece algo que justifique uma pessoa gastar seu suado dinheiro, e encarar horas de viagem (várias, se for contar quem vem de fora de SP, meu caso) , o público que não é bobo, acaba deixando de ir. E ano passado eu tive esse medo, pois o local era inadequado ao tamanho do evento, mal sinalizado, sendo muito pior que a edição 2011, ainda no Mart Center. Então, minhas expectativas para este evento eram baixas, ou melhor, eu esperava MESMO que houvesse uma nova locação, sem isso não sei se ainda fazia sentido continuar. E bem, boas novas, o local mudou mesmo. E que mudança!!!

Visão externa do Campo de Marte - observe a linha de "piramides" de lona!


Desta vez , o Anime Friends aconteceu no Campo de Marte (Av. Santos Dumont, 1979 - Santana), uma base aérea em SP . E não é figura de linguagem , o aeroporto estava funcionando durante o evento!!! Era normal acompanhas as decolagens e aterrissagens de pequenos aviões e helicópteros, na pista que estava do outro lado da base, numa distancia segura. O que acontece é que a base é realmente IMENSA!




 Se o espaço foi um problema gravíssimo na edição 2012, neste ano isso não foi problema, a área disponível não só era maior que a do Mart Center, como também havia um amplo espaço de circulação, facilitando muito a localização das atrações e setores. Pela planta da base, o evento ocupou o espaço de circulação auxiliar e dois prédios (pelas dimensões, acredito que sejam hangares), e boa parte do evento foi montado usando estruturas metálicas cobertas por lona. Isso causou alguns problemas nos dias de chuva, pois o sistema de calhas praticamente jogava a água para dentro dos stands, assim você não pegava chuva, mas o chão corria o risco de alagar num temporal mais forte. Por sorte, nos dias que estive, 20 e 21, a chuva não foi um problema, só um chuvisco rápido no domingo que não chegou a atrapalhar. Aliás, as duas reclamações que podem ser feitas seriam essa questão da chuva, e da instalação dos banheiros. Havia até bastante banheiros disponíveis, mas quase todos eram banheiros químicos, que não deram conta da vazão por muito tempo, logo apresentando um cheiro insuportável. Esses pontos podem ser resolvidos para uma próxima edição.

 

Agora, que falei dos problemas, vem a parte positiva. Eu posso me considerar um "veterano" no Anime Friends, já fui em quase todas as edições, desde a época da Uni Santana. Pois, é impossível esquecer o meu primeiro AF, era um sonho, quase como estar num evento internacional, tudo era novidade, e mesmo os problemas eram meio que relevados, pela quantidade de atrações. Essa sensação de sonho, de empolgação, meio que foi morrendo ao longo dos anos, pois o evento foi ficando meio que "mais do mesmo". Era sempre divertido, mas não como da primeira vez. 

E não é que, tantos anos depois, me surpreendi voltando a estar empolgado em um Anime Friends?

 

 



Não sei se foi pelo tamanho do evento, ou pela boa disposição das atrações, a verdade é que a edição deste ano me soou como um "verdadeiro" Anime Friends deveria ser! Com uma profusão de palcos, amplos espaços destinados aos stands, um palco principal que poderia receber tranquilamente atrações internacionais sem fazer feio (ao contrário do ano passado), e , agora falando da parte que nos cabe no evento, a seção do Fanzine Expo. Como acontecia na época do Mart Center, o Aníme Friends deste ano continha muitos eventos dentro do evento principal, e um deles era o Brasil Comic Con, onde se concentraram todas as atrações referentes ao tema quadrinhos e cultura pop, incluindo palestras e stands de editoras. Uma das palestras mais concorridas foi de Yuji Shiozaki, autor do mangá Ikkitousen, que foi muito atencioso e simpático, distribuindo autógrafos até quase o final do dia. Outro que também marcou presença foi meu amigo de longa data , Thiago Spiked, que não só estava presente com o stand de sua Editora Crás, como também deu uma palestra sobre a profissionalização do autor de quadrinhos, no dia 19.

A galera do Rio, marcando presença no Fanzine Expo!

Mas, eu comentei sobre o Fanzine Expo, certo? Pois é, o que eu posso dizer, é que eu me senti um privilegiado. Nunca, em todos estes anos frequentando eventos e lutando para divulgar as duras penas a minha arte, eu recebi um tratamento tão bom! Não só estávamos num ponto central, bem localizado e bem a mostra do público, como pela primeira vez o Fanzine Expo recebeu um stand exclusivo, dedicado apenas aos quadrinhos independentes.











Um detalhe que preciso comentar, as paredes de fórmica dos stands do Brasil Comic Con funcionaram como quadros para as pessoas desenharem, usando canetas para quadro branco, assim cada um podia colocar sua  própria arte no evento! Esta em especial ficava bem na frente do Fanzine Expo, uma grande idéia!


Aqui, eu deixo uma saudação especial ao organizador do Fanzine Expo, Diego Maryo, que foi responsável por conseguir este espaço tão legal! E o nível dos fanzines este ano estava impressionante! Uma pena que não pude comprar todos que gostaria, para falar a verdade, a participação do público no Fanzine Expo foi tão grande que mal tive tempo de tirar as fotos que estou exibindo aqui, praticamente todas tiradas logo no início do evento, no domingo, quase no mesmo instante em que o evento abriu. Por isso, nas fotos algumas seções parecem estar vazias, mas acreditem, o publico lotou todas as atrações! E isso também refletiu nas vendas, foi o evento onde eu mais vendi fanzines até hoje! E isso sem contar tantos amigos que revi, vou acabar sendo injusto com alguns, pois não vou conseguir me lembrar de todos, mas eu tenho que citar aqui o meu reencontro com minha amiga Lily Carol, editora da revista Anime Do, que me surpreendeu no domingo com uma bolsa cheia de livros e quadrinhos!

Ah, e eu não podia deixar de citar, um agradecimento especial aos meus amigos Laio Yuni, autor do fanzine Magic Ystin (veja o blog dele aqui), e do Yuri Katayama, autor do fanzine Templários (veja o blog dele aqui). Sem eles eu estaria perdido! Alias, boa parte das fotos foram tiradas pelo Yuri e sua família, deixo aqui o meu muito obrigado pelo apoio que vocês nos deram. Esse Anime Friend não seria a mesma coisa sem vocês!

Enfim, dizer que foi tudo perfeito seria errado, o evento teve problemas sim, nem todo mundo vai concordar que foi tudo bem (além dos problemas citados, ouvi algumas reclamações sobre o deslocamento até o evento, como não sou morador de SP, realmente não saberia opinar, eu fui com ônibus fretado via caravana, assim esse problema não me afetou), mas, comparado ao ano passado, a frase que eu pontuei lá no início permanece válida. Foi um evento inesquecível, do tamanho que o Anime Friends merece ter. Quando os erros ocorrem, devem ser criticados, mas quando as coisas dão certo, também devemos aplaudir, então podemos dizer que desta vez a Yamato conseguiu, mesmo com essas ressalvas, fazer um evento memorável, realmente comemorando o aniversário do Anime Friends com muito estilo!

Ano passado, eu finalizei o meu relato temendo pelo futuro do evento, mas agora , um ano depois, posso dizer sossegado que já estou contando os dias para o Anime Friends do ano que vem!!!


Clique nas fotos para ampliar




















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário